CURSO

MISSÃO

"Promover a educação de qualidade através de ensino, pesquisa e extensão formando Profissionais capacitados para atuar na área química, com ética, responsabilidade social e ambiental".

 

VISÃO

Ser modelo de desenvolvimento social e referência no ensino, na pesquisa e na extensão em Química.

 

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE QUIMICA - UTFPR

O profissional egresso do curso de Química Bacharelado da UTFPR tem como perfil uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar no setor acadêmico e/ou produtivo. Apresenta uma boa formação geral exigida nas áreas de Química, Física e Matemática, áreas técnicas e em outras áreas que tratem da organização do trabalho e das relações pessoais na industria, em Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, baseando no rigor científico e intelectual. O profissional está capacitado ao exercício de atividades de síntese de substâncias quimicas, análises e ao controle destas, sempre pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, focando sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

 

ATRIBUIÇÕES

De acordo com o artigo 1o. da R.N 36/74 do Conselho Federal do Química, o profissional de Química Bacharelado pode exercer as seguintes atividades:

1. Direção, suspervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
4. Exercícios do magistério, respeitada a legislação específica.
5. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
6. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e Desenvolvimento de métodos e produtos.
7. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatologia, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
8. Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
9. Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.
10. Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11. Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12. Estudo, elaboração execução de projetos de processamento.
13. Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.